O Greenify é um dos aplicativos mais populares para otimizar a vida da bateria do seu smartphone. Mas o Android 6.0 – aka Marshmallow - traz a sua própria função similar, o Doze, o que colocou em xeque necessidade de Greenify. Será que isso ocorreu de fato?
O que é o Greenify?
O Greenify é um aplicativo projetado para controlar outros aplicativos, além de ter configurações que otimizam o processamento de segundo plano e o uso de memória do seu Android; com isso, pode ter uma vida mais longa longe da tomada.
Por exemplo, você pode usar o aplicativo da Amazon para procurar coisas para comprar, mas pode não gostar que do funcionamento em segundo plano do app para recuperar notificações. Além disso, alguns outros aplicativos podem operar também em segundo plano e você não tem a mínima ideia do porquê isso ocorrer.
O Greenify, portanto, coloca um fim a isso, mantendo esses aplicativos em modo de hibernação quando não estão em uso. Isso reduz o impacto sobre o sistema, poupando assim a vida da bateria, melhorando o desempenho do telefone como um todo.
O que é o Doze?
O Doze é semelhante ao Greenify, mas é um pouco mais avançado. O Android Marshmallow reconhece quando o dispositivo não está em uso - quando você está dormindo, por exemplo - e reduz o processamento durante este tempo, colocando o dispositivo em um estado de baixa energia. Isto é conhecido como Doze.
O Doze difere de Greenify porque se trata de um processo automatizado - você não precisa decidir quais aplicativos ele afetará. É também menos extremo do que Greenify: o Doze não representa qualquer risco para a funcionalidade do aplicativo porque ele não desativa nenhum deles.
Quais são os benefícios do Doze?
O Doze é a maneira do Google de reduzir o consumo de bateria que, normalmente, se esgota durante a noite. É um recurso inteligente, que é acionado automaticamente após a atualização para o Marshmallow. Além disso, ele é ativado apenas quando o smartphone não está sendo usado, imóvel e com a tela apagada.
Isto significa que Doze não entrará em ação enquanto o telefone está ocioso em seu bolso ou quando a tela está ligada – o display deve estar desligado por um longo período. Este é um aspecto decepcionante da sua funcionalidade e que Greenify não apresenta.
E quais são os benefícios de Greenify?
A principal vantagem do Greenify sobre o Doze é que ele se mantém ativo e operante, mesmo quando você está usando o dispositivo. Os aplicativos que são “hibernados” ficam assim até que você resolva abri-los. A desvantagem nesse caso é que os apps “inconscientes” ficam completamente inativos, de modo que o telefone não irá recuperar todos os dados que estão em segundo plano. Isso não acontece com o Doze – nele, você ainda vai receber notificações de aplicativos mais "importantes".
Conclusões
O Doze é algo que você nem sequer precisa lembrar que existe: é um benefício que todo mundo com o Marshmallow recebe. Já o Greenify, por outro lado, exige comandos do usuário para obter um efeito similar. Mas o Doze e Greenify podem trabalhar simultaneamente? E o Greenify ainda é tão eficaz em dispositivos com Marshmallow como era em telefones com versões antigas do Android e que não trazem o Doze?
A resposta para ambas as perguntas: sim. Embora a vantagem de processamento reduzido do Doze seja amplificada pelo fato do mesmo funcionar automaticamente, o Greenify ainda tem as suas utilidades. O Doze não faz nada enquanto o dispositivo está em uso, enquanto Greenify pode “colocar para dormir” aplicativos não essenciais mesmo com o telefone ativo, aumentando o desempenho da bateria.
Postar um comentário